Vendo pelo lado do gestor, é importante que uma OS tenha as informações básicas para entendimento de quem irá executá-la, no caso o técnico responsável, a seguir as principais informações:

  • Data de abertura;
  • Prazo para conclusão;
  • O que originou o chamado;
  • Defeito relatado.

Com isso o técnico consegue passar para o sistema um diagnóstico, como, se o atendimento tem resolução ou não, e o gestor fazer a gerência desse chamado, ou seja, se ele avisa o cliente que o equipamento a ser consertado não tem conserto, se é viável consertar, se para atender o cliente precisa-se repor alguma peça que não tem em estoque, etc.

Além disso você também pode registrar as informações dos clientes como telefone, endereço e etc, para informar o mesmo assim que tiver uma resposta sobre o atendimento.
É interessante que você tenha esses dados do cliente cadastrado pois, sempre que tiverem novas OSs para ele, seu cadastrado já estará pronto, e você poderá visualizar os atendimentos (históricos) anteriores deste cliente.

Outros campos a nível de gestão são imprescindíveis, além dos citados anteriormente, são eles:

  • Data da execução da OS;
  • O tempo de execução da OS (data abertura até a data de execução);
  • Número de Série do Equipamento (Caso a OS seja de manutenção);
  • O status da OS (se a mesma está concluída, cancelada, aguardando aprovação, aguardando peças, etc..);

Com o registro de todas as informações na OS fica fácil para o gestor conseguir analisar exatamente a produtividade de sua equipe, através das informações das Ordens de Serviço. Podemos medir a produtividade da equipe, por exemplo, analisando as informações dos chamados diários.

Com essas informações todas você consegue gerar Ordens de Serviço completas, tendo assim a garantia de que tudo foi realizado conforme o estipulado.

 

Artigo produzido por Fernando Mattos

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