Aumento de Produtividade

Com os incentivos certos, você é capaz de manter um funcionário produzindo muito e com qualidade. Porém, com o líder certo, você é capaz de manter uma equipe inteira em sintonia, produzindo com capacidade máxima, qualidade máxima e com mais motivação e satisfação pelo que faz.

Manter um líder motivado e empenhado em fazer sua empresa crescer, vai fazer com que ele transmita esse sentimento a outras pessoas e também as coloque em busca desse objetivo. Além do mais, um líder bem treinado, que conhece os processos e pontos chave da empresa, será capaz de resolver falhas mais rapidamente, orientar os funcionários no desenvolvimento das suas tarefas e evitar que a empresa perca por problemas operacionais ou por causa de funcionários despreparados.

Além do mais, manter uma referência para os outros funcionários, alguém com que eles possam contar e em quem podem confiar para sugerir melhorias, tirar dúvidas e fazer reclamações, faz com que eles se sintam mais seguros, confortáveis e, por consequência, mais satisfeitos e produtivos dentro da empresa.

Retenção de Pessoal

Como já destacado no item anterior, manter um líder motivado pode ser muito importante para deixar os funcionários mais engajados e satisfeitos com a empresa, o que é capaz de evitar um grande problema das organizações atuais: a rotatividade de funcionários.

Ao contrário do que possa parecer, a rotatividade de funcionários é uma grande vilã e gera prejuízos de produtividade, aumenta gastos e contribui para a perda de credibilidade por parte da empresa.

De acordo com pesquisas, 75% das pessoas que deixa seus empregos voluntariamente, não os deixa por causa do trabalho, mas sim por causa de seus chefes. Sendo assim, ao treinar e manter seus líderes motivados, além de evitar que eles mesmos deixem a empresa, levando uma boa parte de seu conhecimento, estratégia e processos, você também evita que os funcionários de sua equipe façam o mesmo.

Além do mais, mais do que pensar nos prejuízos que a rotatividade provoca, investir na capacitação dos líderes também é um ponto importante para garantir o avanço de sua organização. Um bom líder, mais do que buscar crescimento para ele mesmo e sua carreira, irá crescer junto com a empresa, fazendo dos sucessos dela, os seus sucessos.

Aperfeiçoamento desses Líderes

Ter bons líderes na sua empresa é primordial, mas, ainda mais importante, é fazer com que eles trabalhem a favor dela e não o contrário.

A figura de um bom líder é muito forte em qualquer área e é capaz de exercer uma influência enorme sobre os outros funcionários, principalmente os insatisfeitos. Sendo assim, é muito importante manter essas pessoas motivadas com suas tarefas e trabalhando em prol da corporação para que elas possam transmitir esse sentimento à suas equipes e ajudem a manter a harmonia em sua empresa.

Com treinamentos bem planejados e através de uma comunicação transparente e aberta, que permita a expressão de dúvidas ou sugestões, você mantém esses líderes motivados, confiantes de que podem fazer o melhor por suas equipes, e empenhados trazer benefícios à empresa.

Tomada de Decisões mais acertadas

Um líder confiante e bem treinado estará pronto para colocar todo seu conhecimento em prática quando surgir uma situação complicada ou um desafio dentro da empresa.

Através de treinamentos regulares e bem aproveitados, um bom líder pode adquirir conhecimentos valiosos sobre seu mercado, concorrência, estratégias empresariais, trabalho em equipe e, assim, conseguirá contornar seus obstáculos e desafios de forma mais eficaz, com menos perda produtiva e até mesmo financeira.

O retorno sobre seu investimento existe em todas as outras etapas, mas serão nesses momentos que você realmente vai perceber o quanto valeu a pena treinar e motivar seus líderes na empresa.

A figura de um líder nos mais diversos setores, além de primordial para organização, repasse de demandas e até mesmo mensuração de resultados, é extremamente importante em termos de motivação, produtividade e engajamento de cada funcionário com a empresa.

Sendo assim, pense em investir em seus líderes e trabalhar a retenção de talentos em sua empresa. Vale muito a pena.

Só não se esqueça de escolher a melhor forma de fazer isso, com custos reduzidos, segurança das informações estratégicas da sua empresa e possibilidade de avaliar o engajamento de cada líder.

Artigo produzido por Fernando Mattos

Faça a gestão de sua empresa ficar muito mais simples, rápida e eficiente. Com o software OSPlus 5.0 você ganha tempo para focar no seu negócio.

Categorias: Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *